A ideia aqui é bastante simples: levar o iniciante aos sites mais objetivos para a pesquisa dos manuscritos do mar Morto. Há uma infinidade de sites que possuem informações sobre eles, principalmente em outros idiomas (mesmo em português há muitos, mas com menos informações). Alguns deles possuem informações com base em trabalhos sérios, distanciando-se de conteúdos exóticos e de abordagens pseudocientíficas. Podem ainda conter materiais para download de alguma confiabilidade. Ainda assim, é melhor começar com o que há de mais concreto. Os sites colocados abaixo foram selecionados com essa intenção. Neles você encontrará as mais completas bibliografias, os conteúdos da série DJD, as fotografias digitalizadas dos manuscritos, e algumas informações que podem ajudar.

    O site do Orion Center talvez seja o mais completo sobre assuntos relacionados aos manuscritos do mar Morto. Ele foi criado no ano de 1995, como parte do Instituto de Estudos Judaicos da Universidade Hebraica de Jerusalém. No site, é possível encontrar as palestras e cursos que foram e serão realizados (sempre com pesquisadores renomados mundialmente), uma imensa bibliografia (bastante pontual com textos a partir de 1995, mas também com muitos anteriores a esse período), e uma série de outras informações interessantes para os estudos dos manuscritos.

               http://orion.mscc.huji.ac.il/

    Devido a importância dessa página do Orion, disponho ela separadamente. Ela possui um índice da série oficial dos manuscritos do mar Morto, a famosa Discoveries in the Judaean Desert, publicada pela Oxford University Press. Nos links de cada volume está disponibilizado o índice, que mostra os manuscritos que foram trabalhados naquele volume e os pesquisadores responsáveis. Uma ferramenta excelente para referências!

               http://orion.mscc.huji.ac.il/resources/djd.shtml

    Site da Autoridade de Antiguidades de Israel. É com essa instituição que está a maior parte dos manuscritos do mar Morto. Estão disponibilizados em fotocópias e podem ser acessados no site.

                http://www.deadseascrolls.org.il/

    Site do Santuário do Livro, local onde estão os mais bem conservados manuscritos de Qumran. Os textos digitalizados podem ser encontrados aqui ou diretamente no site abaixo.

               http://www.english.imjnet.org.il/page_899

    Outros textos, os “grandes manuscritos” da caverna 1 e 11 de Qumran, podem ser acessados pelo site do Museu Nacional de Israel. Estão disponíveis as cópias digitalizadas de 1QIsaa, 1QS, 1QPHab, 1QM e 11QT (é possível acessar os versículos no livro de 1QIsaa).

                 http://dss.collections.imj.org.il/

    Para a reconstrução das instalações de Qumran:

                 http://virtualqumran.huji.ac.il/

    Cronologia das descobertas:

               Dead Sea Scrolls

  • Facebook Classic
  • c-youtube